Data: 20/03/2019

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UM LOGO E FAZER SUA MARCA MAIS FORTE

Girl Hat

O logo de uma empresa aparece em todas as peças de comunicação, marketing e publicidade de um negócio como uma representação gráfica ou símbolo para a empresa. Suas principais funções são inspirar confiança, reconhecimento e admiração.

Essencialmente, o logotipo é geralmente a primeira coisa que um leitor vê antes de ler o seu conteúdo. Os logos ajudam a criar uma identidade visual à sua marca. Por isso ele deve  ser simples, memorável, atemporal, adequada e versátil, mas ao mesmo tempo evocar o sentimento que você quer que seu público-alvo associe com o seu negócio.

Entenda neste artigo a importância de criar um logo e fazer a sua marca mais forte.

O que é um logo?

Um logotipo é uma representação gráfica que simboliza uma determinada organização. Ele é projetado para ser usado em papéis timbrados, materiais publicitários e quaisquer peças de conteúdo.

Tipos de logo

Existem quatro categorias gerais de logos: textual, ilustrado, simbólico e uma combinação desses três.

Os logotipos textuais usam palavras reconhecíveis, que aparecem em fontes, formas e tamanhos únicos. Exemplo: Walt Disney.

Os logotipos ilustrados consistem em um desenho usado como logotipo. Exemplo: O círculo vermelho, branco e azul da Pepsi.

Os logotipos simbólicos tendem a ser abstratos em termos de design e podem funcionar bem a nível internacional. Exemplo: O símbolo da Nike.

Por último, os logotipos mistos são aqueles que incluem elementos dos três tipos anteriores. Exemplo: Logo dos Correios.

Por que é importante criar um logo para a sua marca?

O logo é o que faz a sua empresa ser reconhecida pelos clientes. Ele reflete a personalidade, valores e princípios da sua empresa. Por estabelecer a sua identidade no mercado, o logo é também a ferramenta de marketing mais poderosa que existe. O poder do logo reside em sua natureza visual. Com o uso massivo dos canais multimídia, ter um logo que faça a sua marca mais forte é essencial.

  • O logo cria a sua imagem

No mundo digital, imagem é tudo. O logo deve ter um significado, apresentar algo específico e exclusivo sobre a sua empresa. Assim você conquistará o seu lugar no subconsciente do consumidor.

  • O logo solidifica a lealdade do consumidor

O logo continua trabalhando para você, mesmo após a sua identidade visual ter sido estabelecida. Parte da eficácia do logo vem da sua repetição, criando uma familiaridade com o consumidor. Isso é a chave para o crescimento de seu negócio e solidificação da lealdade do consumidor à marca.

  • Seu logo define a apropriação

Você deve estar pensando “como assim o logo define apropriação?”. Bom, o logo funciona como uma assinatura da sua marca. Isso prova a sua propriedade legal, além de ser um protetor legal contra falsificações.

Dicas para criar um logo forte

Um logo forte mostra a essência geral do negócio, retratando-o de maneira positiva, profissional e confiável. Além de promover a conscientização da marca e torná-la mais forte, o logo permite que a empresa se destaque entre outras empresas semelhantes.

Quando alguém ver o seu logo, este deve ser capaz de evocar os sentimentos apropriados sobre a sua empresa, produtos e/ou serviços. Confira 5 dicas para criar um logo forte para a sua marca.

1ª dica para criar um logo forte – Escolha uma forma geométrica

Ao escolher a forma do seu logo, você deve considerar que ele será exibido nos mais diversos tipos de conteúdo, canais e formatos de divulgação. Não há nenhuma regra ou obrigação em relação à forma, mas sugiro que você use formas geométricas. As formas geométricas podem ser usadas em praticamente qualquer lugar, são fáceis de manusear e não comprometem o equilíbrio com o resto do conteúdo.

2ª dica para criar um logo forte – Insira um elemento textual

A menos que sua marca e o seu logo já sejam reconhecidos internacionalmente, como a Nike ou Apple, é crucial inserir um elemento textual ao seu logo. As palavras que você incluir em seu logo vão ajudá-lo a transmitir sua mensagem inicial, até você se estabelecer solidamente.

Ser legível não é suficiente, infelizmente. Bons designers gráficos sabem como usar diferentes fontes para transmitir diferentes significados e emoções para as suas audiências. Atente-se a isso.

3ª dica para criar um logo forte – Use cores atraentes

As cores não são exclusivas apenas para empresas modernas e dinâmicas; todos podem e devem usar cores atraentes em seus logos. É importante, é claro, escolhê-las sabiamente. As cores que você selecionar podem ter um grande impacto sobre o sucesso da sua marca.

Comece lembrando que cada cor transmite uma emoção. Se o seu objetivo é fazer com que o seu logo pareça jovem e excitante, você pode optar por uma cor viva, como o vermelho ou amarelo.

No entanto, se o seu objetivo é parecer atual e refinado, cores mais escuras como o azul, são a melhor escolha. Use a psicologia das cores a seu favor.

Também é importante lembrar que o seu logo não precisa ser colorido. Um logo forte deve ser tão bom em preto e branco, quanto colorido. Pense no símbolo da Nike, por exemplo.

Finalmente, tal como o seu texto, a simplicidade é rei quando se trata de escolher cores para o seu logotipo. Isso significa limitar a sua seleção a 3 cores ou menos.

4ª dica para criar um logo forte – Crie um bom gráfico

Ao ouvir a palavra logo, a maioria das pessoas pensa em um elemento gráfico. Gráficos criados por profissionais qualificados encaixam-se bem em qualquer tipo de material. Além disso, eles são escaláveis e, se bem feitos, são atemporais.

Não poupe na hora de criar um logo. Afinal, um logo mal feito pode não só arruinar a sua reputação, como enterrá-la para sempre.

5ª dica para criar um logo forte – Tenha os princípios do logo em mente

A criação de um logo forte baseia-se em 5 princípios: simples, memorável, atemporal, versátil e apropriado. Mantenha esses princípios em mente e você estará um passo mais próximo do sucesso.

design gráfico. Funciona assim: você escreve um descritivo do seu projeto, escolhe um pacote de design e lança um concurso.

Para ter um logotipo desenhado profissionalmente, o negócio deve estar disposto a investir em um designer experiente, que vai dispensar tempo para aprender sobre a empresa e entender que imagem ela realmente deseja refletir.


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